Água Potável
e Saneamento
6 – Água Potável e Saneamento: garantir que a gestão da água é feita de forma sustentável e que há água potável e saneamento básico para todos
6

A falta de água é um problema que afeta já milhões de pessoas no mundo e cerca de 100 milhões só na Europa.

A carência de água que crescentemente se faz sentir, principalmente nos países do sul ainda não se reflecte nos consumos, que são consideravelmente mais elevados – aproximadamente 180 litros por pessoa em Portugal – do que o nível considerado pelas Nações Unidas como o suficiente para garantir as necessidades básicas (110 litros por pessoa).

Também os consumos com agricultura, que representam cerca de 75% do total, podem ser influenciados pelo consumidor através da sua alimentação.

O contributo das IPSS nesta matéria prende-se com o uso mais eficiente de água nas suas instalações e a sensibilização dos mais jovens para a importância de um uso mais sustentável recurso, não só nos usos correntes mas também através das compras e da alimentação.

Estima-se que cerca de 1/5 das pessoas em Portugal vive sem acesso a água canalizada, atribuindo-lhe hoje mais valor do que os mais jovens. A experiência das gerações mais velhas pode ser aqui também um contributo importante para este objectivo.

A monitorização e acompanhamento dos consumos é importante para que se possam detectar eventuais problemas ou excessos e perceber onde se gasta mais água de forma a actuar sobre estes consumos.