Cidades e Comunidades
Sustentáveis
11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: tornar as cidades e as comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
11

A esmagadora maioria das pessoas vive nas cidades. A tendência tem vindo a aumentar assim como a necessidade de reforçar a capacidade de servir a população, proporcionando um ambiente saudável e próspero às comunidades. 

A rápida urbanização trouxe enormes desafios, incluindo o crescente número de bairros da lata, aumento da poluição do ar, serviços básicos e infraestrutura inadequados e expansão urbana não planeada, que também tornam as cidades mais vulneráveis a desastres.

Apesar dos inúmeros desafios que se colocam ao seu planeamento, a urbanização provou ser muito eficaz na transformação do tecido económico e social dos países. As cidades oferecem economias de escala mais eficientes em muitos níveis, incluindo o fornecimento de bens, serviços e transporte.

Com um planeamento e uma gestão de risco sólidos e robustos, as cidades podem tornar-se incubadoras da inovação e crescimento e impulsionadoras do desenvolvimento sustentável. (INE)

Apoiar relações económicas, sociais e ambientais positivas na comunidade e entre áreas urbanas, reforçando o planeamento nacional e regional de desenvolvimento.

A instituição, com as suas valências sociais, pode potenciar e capacitar as comunidades.

A introdução de temas como economia circular, gestão dos resíduos, consumo responsável no currículo escolar e/ou atividades desenvolvidas para o efeito encorajando a redução dos impactos ambientais tanto a nível da instituição como a nível individual