Atividades em contexto de IPSS para promoção do consumo sustentável

No contexto do projeto Gerações Circulares definimos uma série de atividades para ajudar as instituições de solidariedade social a adotarem comportamentos mais sustentáveis. O Centro Paroquial do Campo Grande em Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia da Maia, no grande Porto, foram os primeiros casos de estudo do projeto. 

Planeámos e concretizámos workshops de costura onde os mais novos e os mais velhos interagiram e juntos aproveitaram recursos que poderiam ter sido resíduos, dando-lhes novas funcionalidades. O elemento da intergeracionalidade está propositadamente presente nestas atividades, promovendo a troca de conhecimento e experiência entre as várias gerações presentes. Esta realidade permite a disseminação de conhecimento no que toca aos constituintes da economia circular, fomenta a comunicação e troca de experiências entre gerações diferentes e ajuda a quebrar barreiras entre as idades e os estereótipos associados, através da compreensão, do respeito e da confiança na partilha de ideias e competências.

 

Com o apoio de funcionários das supramencionadas IPSS, e com um grupo de seniores e alunos do 2º ciclo, os workshops que decorreram em Lisboa e no Porto foram um sucesso, tendo permitido uma troca intergeracional na aprendizagem de como reutilizar recursos que de outra forma teriam sido considerados resíduos.

No Dia Mundial da Água, que aconteceu a 22 de março, distribuímos também garrafas reutilizáveis aos utentes da IPSS de Lisboa, num gesto simbólico de agradecimento à participação e servindo como exemplo de comportamento, fomentando a utilização da água da torneira para consumo, que tem um índice de qualidade excelente, permitindo evitar a compra de garrafas de plástico para este fim.