Patamares de ação e objectivos

O patamar de ação e os objetivos a que nos propomos são a concretização de atividades nas IPSS, que promovam a circularidade dos materiais, dentro e fora das instituições, e cujos resultados práticos iremos posteriormente analisar. Através da recolha de dados e informação sobre as IPSS, objeto do nosso estudo, pretendemos conhecer as realidades, reconhecer o contributo que estas instituições já dão para os objectivos de desenvolvimento sustentável e compreender as oportunidades de melhoria. 

Será feito um diagnóstico para identificar os desafios e oportunidades de melhoria em 6 pilares a explorar:

ENERGIA, ÁGUA, RESÍDUOS, COMPORTAMENTOS, DINÂMICAS ENTRE GERAÇÕES, BEM-ESTAR e CONFORTO

O que aprendemos com cada IPSS pode ser uma inspiração para outra e por isso disponibilizamos essa informação no site. O Guia Gerações Circulares pretende ser também uma ferramenta de apoio à  disseminação de boas práticas no que à economia circular e consumo sustentável diz respeito.  Todos os conteúdos informativos ficarão disponíveis para que cada IPSS possa aceder aos critérios analisados. Poderão assim esclarecer dúvidas sobre esta temática, visualizar exemplos que promovam a mudança de comportamentos a nível de políticas internas e adotar medidas de sustentabilidade e circularidade nas suas organizações. 

Realizaremos 4 episódios da rúbrica de educação ambiental “Minuto Verde” apresentada pela Quercus na RTP, dedicados ao universo temático das medidas passíveis de implementar em organizações de carácter social. O objetivo é aproveitar a facilidade que esta rubrica tem de chegar ao público em geral e também a outras organizações. 

Também disponibilizamos o vídeo de apresentação do projeto, um capítulo sobre cada caso de estudo e toda a informação associada, incluindo o vídeo demonstrativo da evolução do processo em cada exemplo. As Eco-IPSS contribuem aqui para enriquecer o conhecimento e a reflexão sobre o seu contributo para o desenvolvimento sustentável nas suas diferentes vertentes. Após diagnóstico e desenvolvimento das actividades  Eco-IPSS, estas entidades serão distinguidas com uma placa galardão que lhes atribuirá a já mencionada denominação. Após a conclusão com êxito da atribuição de reconhecimento como Eco-IPSS dos dois casos a serem concretizados, o processo será extensível a outras entidades da mesma natureza pelo nosso País.

Desafios e objetivos

Ainda há muita necessidade de educar para o ambiente. O défice de literacia ambiental faz-se sentir um pouco por toda a sociedade portuguesa. Com este projeto pretendemos colmatar este défice e alargar o conhecimento sobre a proteção ambiental a todas as gerações. 

As IPSS são parte integrante do setor da Economia Social e têm como objetivo estender a solidariedade social a domínios como a segurança social, a educação e a saúde, numa conjugação que se quer integrativa e que persiga a equidade entre gerações. A qualidade de vida dos cidadãos é claramente o objetivo maior. 

Nesta medida, as IPSS têm assim características interessantes que lhes permitem levar a cabo um conjunto distinto de medidas de sustentabilidade na sua cadeia de valor. Têm também uma grande abertura para incorporar medidas que aumentem substancialmente a qualidade de vida das pessoas e do ambiente. Como trabalham em rede, poderão também potenciar a criação de redes de recolha de resíduos específicos. Poderão também facilitar a réplica de comportamentos ambiental e socialmente mais conscientes. 

Este projeto tem também como propósito aproveitar o facto de este tipo de organizações e instituições terem um campo de atuação abrangente, trabalharem bastante em rede e agregarem situações que potenciam novos comportamentos fora da sua esfera direta de atuação. 

O projeto pretende, assinalamos novamente, ampliar a rede Eco-IPSS após a conclusão deste projeto e campanha. Queremos estendê-lo a todas as IPSS e entidades equiparáveis no nosso País. 

Será realizado um webinar de apresentação do projeto no final do mês de Abril, 2022 e exemplos da integração dos princípios e valores da circularidade e consumo sustentável serão divulgados. Os vídeos realizados em ambas as IPSS serão igualmente disponibilizados para consulta posterior por parte quer do público em geral, quer de outras entidades de natureza igual ou semelhante. 

Será considerado o equilíbrio e coerência entre todas as vertentes do projeto e a natureza das organizações sociais.

image-50 (Demo)