PILARES
de AVALIAÇÃO
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Pilar de avaliação
Resíduos

Para adoção dum modelo circular numa organização é necessário integrar os critérios de sustentabilidade em todos os processos geradores de resíduos, desde a seleção de fornecedores, à gestão dos recursos e meios internos, bem como à promoção da redução, reutilização, recolha e reciclagem de resíduos.

Conhecer e monitorizar a origem e o destino dos resíduos produzidos, as medidas para reduzir e evitar desperdícios e a disponibilidade de meios para promover a separação e reciclagem dos resíduos são alguns dos pontos a avaliar neste pilar.

PILAR DE AVALIAÇÃO
Água 

Conhecer onde e quando se consome água e onde esta é mais utilizada é essencial para que se possam encontrar oportunidades para reduzir os consumos. 

Iniciativas de sensibilização para o uso regrado da água dentro das instalações, instalar economizadores nos equipamentos como as torneiras que permitam usar menos água e até sistemas que permitam aproveitar a água da chuva são algumas medidas que contribuem para o desempenho deste pilar.

PILAR DE AVALIAÇÃO
Energia

Neste pilar pretende-se avaliar o potencial de poupança nas IPSS, através da alteração de comportamentos e a promoção da eficiência do consumo energético.

Conhecer a origem da energia, o tipo de equipamentos, acompanhar e monitorizar os consumos, de forma a detetar oportunidades de melhoria e promover a redução são algumas medidas que contribuem para o desempenho deste pilar.

PILAR DE AVALIAÇÃO

 Comportamentos   & Hábitos

As IPSS não só interferem com a vida de uma diversidade grande de grupos etários, como contribuem para a sua formação e mudança de comportamentos. 

Atividades de educação ambiental, uso dos espaços verdes como ambientes de aprendizagem e parcerias com outras instituições para ações conjuntas promovendo a solidariedade e a otimização dos recursos são alguns dos fatores que contribuem para adoção de comportamentos e hábitos mais sustentáveis.

PILAR DE AVALIAÇÃO
Dinâmicas entre  Gerações

Passar tempo com outras gerações ajuda a fortalecer e regenerar as nossas comunidades promovendo a inclusão social. Por sua vez, ajuda-nos a tornar as nossas comunidades lugares mais felizes e vibrantes para viver e trabalhar. 

Envolver diversos grupos geracionais, permitindo a passagem de conhecimento dos mais velhos para os mais novos, vai permitir não só um papel mais participativo de todos nas questões ambientais, como promover o respeito entre todos, alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

PILAR DE AVALIAÇÃO
Bem-estar 
e conforto

Uma parte da sensação de conforto e bem-estar num ambiente interno está relacionada com fatores externos à edificação, como a iluminação e ventilação naturais. Outra está diretamente associada à distribuição espacial interna e às sensações provocadas nos habitantes do espaço como o conforto térmico.

Por seu turno, o bem-estar psicológico refere-se a dimensões tais como a auto aceitação, sentimento de conexão e relações com os outros, autonomia, propósito de vida e desenvolvimento pessoal.

A contribuição para um ambiente confortável, bem-estar e equilíbrio emocional dos grupos que frequentam a instituição são tudo fatores promotores deste importante indicador de qualidade e vida normalmente associado à saúde, paz, felicidade e prosperidade.